domingo, 11 de outubro de 2009

2º BPM - CAMPINA GRANDE


Sediado em Campina Grande-Pb, o 2º Batalhão de Polícia Militar, “O Guardião do Planalto da Borborema”, foi criado pelo decreto nº 1.353 de 20 de fevereiro de 1925, tendo sua criação sendo motivada pelo crescente banditismo que assolava o Sertão Paraibano. Sua sede primeira foi na cidade de Patos-PB. À época da criação do 2º BPM, comandava a Polícia Militar o Ten. Cel. PM ELÍSIO AUGUSTO SOBREIRA, tendo sido designado o Cap. PM IRINEU RANGEL FARIAS para organizar e chefiar a nova Organização Policial Militar. Sob o comando do Cap. PM Irineu Rangel Farias, o 2º Batalhão travou lutas contra a Coluna Prestes, em 1926, no Vale do Piancó; o Levante de Princesa Isabel, em 1930. O 2º Batalhão ainda participou da tomada do poder e conseqüente expulsão de Washington Luís, em 1930; e da Revolução Constitucionalista de 1932, quando a Polícia Militar da Paraíba enviou tropas a São Paulo, sob o comando do Cel. PM Elísio Sobreira. Hoje o 2º Batalhão encontra-se instalado em um amplo quartel, constituindo-se num dos principais cartões de visita de Campina Grande, pela sua arquitetura e valor histórico, contando em seu interior com uma Quadra de Esporte, Campo de Futebol, Sala de Musculação, Capela em homenagem a Nª. Sª de Fátima e um Templo Evangélico. Além de proporcionar a segurança do Planalto da Borborema, sua principal finalidade, o 2º BPM se integra à comunidade através de sua Banda de Música, composta de 25 músicos; da Creche, composta atualmente de 16 funcionários, sendo que 14 civis, onde tem a capacidade de atender em média a 100 crianças; e do Ambulatório Médico, que atende em várias especialidades clínicas: Clínica Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Pediatria, Ortopedia, além de Odontologia e Psicologia. Dividido operacionalmente em 05 Companhias, sendo que duas Companhias na Sede – 9ª Cia PM (operacional) e a 10ª Cia PM (Companhia de Trânsito); a 7ª Cia PM (destacamento), na cidade de Boqueirão-PB; a 8ª Cia PM, sediada na cidade de Monteiro-PB; e a 6ª Cia PM, sediada na cidade de Cuité-PB. A sua área de atuação abrange um total de 69 cidades e alguns Distritos, perfazendo um total de 21.548,0 Km², com uma população superior a 967.877,00 mil habitantes, compreendendo na Sede aproximadamente 372.366 mil habitantes.

3º BPM - PMMA




Brasao 3º BPMOriginado da 3ª Companhia Independente da Cidade de Barra do Corda, a partir de 1974, quando ocorreu a interio-rização da PMMA, quando na época governava o Estado do Maranhão, o Dr. Pedro Neiva de Santana, sendo o Secretário de Segurança Pública, o Cel. Paulo Maranhão Aires e o Comandante Geral da PMMA, o Cel. de Exército Carlos Alberto Salim Dualibe. Em 1977, o 3ºBPM tivera sua sede transferida para a Cidade de Imperatriz.A população de Imperatriz recebeu com entusiasmo a inauguração, no dia 2 de maio, do Quartel da PMMA. O ato fora presidido pelo Governador Pedro Neiva de Santana, contando com a presença de destacadas figuras civis, militares, religiosas e com grande público.A nova Unidade da PMMA construída no setor urbano de Imperatriz tem capacidade para alojar 150 homens, número do efetivo do Batalhão no citado município. Em uma área coberta de 1.600 m2, o Quartel custou Cr$ 553.106,18 (quinhentos e sessenta e três mil, cento e seis cruzeiros e dezoio centavos), constituindo-se na época, um dos mais modernos do Estado.A inauguração constou de recepção ao Governador, que hasteou a Bandeira do Brasil e ao Coronel Dualibe, que executou o hasteamento da Bandeira do Maranhão, sendo em seguida descerrada a placa alusiva ao evento.O Coronel Dualibe realizara a leitura da ordem do dia, salientando que a PMMA estava jubilosa em poder entregar à comunidade maranhense, mais um quartel cuja finalidade seria manter a ordem e estabelecer a tranquilidade pública, garantindo o desenvolvimento da sua área de atuação.O governador Pedro Neiva de Santana, textualmente disse:Coronel Dualibe, não há dúvida de que a própria população já testemunha o efeito de uma Polícia diferente, repleta de entusiasmo e voltada para a sua missão. Sente-se inclusive, mercê desse desempenho o interesse das Organizações Federais, em nos ajudar no setor permitindo a ampliação do programa e cobrindo novas áreas havidas de trabalho e segu¬rança. (FONTE)Diversas autoridades presenciaram esse ato solene: o Prefeito de Imperatriz, António Bayma Pereira; o Comandante do 5º BIS, Major Júlio Ayoub Nagem, instrutor da PMMA; o Major José da Costa Goular; e o Tenente-Coronel PM, Néon Oscar Pereira, Diretor do Departamento de Trânsito do Mara¬nhão (DETRAN-MA); o Secretário de Segurança, Paulo Maranhão Ayres; o Secretário da Fazenda, Jaime Santana; além de Prefeitos e outras autoridades. Em homenagem ao Gover¬nador, estudantes imperatrizenses desfilaram, demonstrando gratidão e disciplina.Em 8 de outubro de 200, através do Decreto n° 18.215, o 3º BPM, unidade operacional do Comando do Policiamento do Interior com sede em Imperatriz, tivera sua área de responsabilidade alterada, passando a partir de então, a ser de sua jurisdição as Cidades de: Amarante do Maranhão, Buriti-rana, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Gover¬nador Edison Lobão, Governador Ribamar Fiquene, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Alto, Porto Franco, São João do Paraíso, Senador La Roque e Sítio Novo.
FONTE: SITE DA PMMA

2º BPM - PMMA


O 2º Batalhão de Polícia Militar fora inaugurado em 31 de março de 1973, tendo sido seu Quartel instalado inicialmente, no povoado denominado Livramento, às margens da BR-316, no Município de Co-roatá, a princípio teria sua sede instalada na Cidade de Baca-bal, porém por questões estratégicas devido à localização geográfica, o Governo do Maranhão resolveu instalá-lo na¬quele povoado, onde por vários anos serviu de sede para esse Batalhão.Em 1o de agosto de 1974, fora criada a 2a Companhia de Policiamento do 2o BPM, a qual teria suas instalações físicas sediadas no Município de Caxias (MA), e que viria servir para a instalação da sede do 2° BPM, sendo seu primeiro comandante, o então 2° Tenente PM José Ribamar Silva.Em 14 de setembro de 1981, em obediência ao Decreto n° 8.146, de 19 de junho desse mesmo ano, a sede do 2º BPM fora transferida do Povoado de Livramento para a Cidade de Caxias, onde permanece atá hoje, tendo como primeiro Comandante Zaqueu de Araújo. A inauguração do 2º BPM é considerada um momento histórico para a PMMA, ocorrendo em 31 de março de 1973, no Governo Pedro Neiva de Santana, quando da comemoração do aniversário da Revolução de março de 1964. Estava sendo realizada naquele momento, a velha aspiração administrativa de interiorização da PMMA, idealizada pelo então Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto Salim Dualibe.Essa idealização ficara marcada com a presença de várias autoridades da época. Além do Governador e do Comandante Geral, encontravam-se presentes ainda, o Coronel Hidemburgo Coelho de Araújo; o Comandante do 24° BC, Coronel Paulo Maranhão Aires; o Secretário de Segurança Pública do Estado, Josélio Fernandes Carvalho Branco; o Secretário de Saúde do Estado e o Deputado Luiz Rocha.Durante a solenidade, o Coronel Dualibe discursou afirmando:[...] iniciamos hoje a efetivação de um antigo ideal desta Corporação: a interiorização da Poiícia Militar do Estado, o significado deste evento, por vós conhecido; o alcance imediato deste acontecimento se fará sentir na sociedade Maranhense, mormente se atentarmos para o fato de que não se concilia o desenvolvimento sem a Segurança. (FONTE)No Comando do Coronel PM José Nogueira Lago, em 8 de outubro de 2001, através do Decreto n° 18.215, o 2º BPM, unidade operacional do Comando do Policiamento da Interior, com sede em Caxias, tivera sua área de responsabilidade alterada, passando a partir de então, a fazer parte de sua jurisdição as cidades de: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.
Atualizado em ( 31-Jul-2009 )
FONTE: SITE DA PMMA


Brasão do 1º BPMO 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 12 de outubro de 1966, através da Lei Estadual n° 2.704. Após várias denominações recebidas ao longo dos anos, fora precisamente através da Lei Estadual n° 1.091, de 30 de abril de 1923, que o referido Batalhão passara a ser chamado de "Batalhão Policial do Estado", sendo o seu primeiro Comandante, o então Tenente-Coronel PM, Hermelindo Gusmão Castelo Branco, que nessa época tinha atribuições em todo o Estado.
A criação do 1º BPM está ligada à própria origem da PMMA, tendo em vista que existia até então, somente um Batalhão da PMMA. Segundo a Lei nº 1.091, de 30 de abril de 1923,a Força Pública do Estado nos anos de 1923 e 1924, compunha-se de um Batalhão de Infantaria, com a denominação de Batalhão Policial do Estado.Com o crescimento da população do Estado e com a necessidade natural de mudanças, foi que através do Decreto Estadual n° 3.939, de 14 de julho de 1969, profundas alterações foram realizadas, notadamente, no referente à área de atuação, ficando delimitada ao 1° BPM, os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e o povoado da Raposa (atualmente município, criado através da Lei Estadual n° 6.123, de 10 de novembro de 1994).A sede do Batalhão esteve entre 1923 e 1989, na Rua da Palma, onde hoje se encontra instalado o Memorial da Presidência da República; de 1989 a 1990, o referido Batalhão fora transferido para as instalações do Parque Folclórico da Vila Palmeira; e de 1990 a 1992, ficara sediado no Complexo Policial Militar do Comando Geral.Atualmente, o Primeiro Batalhão de Polícia Militar se encontra instalado em um prédio localizado na Av. João Pessoa, n° 268, no Outeiro da Cruz, resultado da celebração de um acordo entre a Diretoria Federal da Agricultura e Reforma Agrária do Maranhão e a Polícia Militar, onde fora concedido um "Termo de Cessão Provisória e Gratuita" cuja documentação encontra-se publicada no Boletim Geral, de 2 de fevereiro de 1992. Finalmente, Oficializado, o 1° BPM denominar-se "Batalhão Brigadeiro Falcão", em memória ao primeiro Comandante Geral da PMMA

sábado, 10 de outubro de 2009

6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ





O 6º Batalhão de Polícia Militar foi criado através do Decreto Lei nº 5.797, de 24 de Junho de 1968, tendo sido instalado oficialmente no dia 05 de Dezembro de 1969 e seu primeiro Comandante foi o Tenente-Coronel QOPM Nelson Romero Stadler de Souza. Atualmente o responsável pelo Comando é o Tenente-Coronel QOPM Celso Luiz Borges.Instalado em 05 de Dezembro de 1969, o 6º Batalhão de Policia Militar (6ºBPM), responde por 24 municípios da região Oeste, uma área com 13.000 Km² e população estimada em 475 mil pessoas. Com sede localizada em Cascavel, a 6ª maior cidade do Paraná, o Batalhão tem um dos principais efetivos do interior do Estado. Os policiais estão distribuídos em quatro Companhias, com sede em Cascavel, Corbélia, Matelândia e Quedas do Iguaçu, que também realiza patrulhamento aquático no Lago da Hidrelétrica de Salto Caxias. As demais cidades são dividas da seguinte forma:1ª Cia: Cascavel e Distritos da região;2ª Cia: Quedas do Iguaçu, Campo Bonito, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Ibema e Três Barras do Paraná;3ª Cia: Matelândia, Céu Azul, Diamante do Oeste, Ramilândia e Vera Cruz do Oeste;4ª Cia: Corbélia, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Capitão Leônidas Marques, Iguatu, Lindoeste, Santa Lúcia e Santa Tereza.
Da época dos contingentes inúmeras foram as atuações do 6º BPM nesta região, e a sua história registra a perda de muitas vidas no cumprimento do dever. Daquela época os heróis, que ainda vivem hoje estão na reserva e relembram com orgulho como era difícil ser policial-militar. O 6º BPM em razão dos diferentes objetivos, da missão policial-militar e das características geográficas da região, vale-se de uma diversidade de processos para o cumprimento de sua tarefa.

COMANDANTES:

Ten Cel. Stadler - 01 jul 69 à 07 jan 71
Ten Cel Dinalberto - 07 jan 71 à 13 jul 72
Ten Cel Vall - i13 mar 72 à 04 jan 74
Ten Cel Bernal - 04 jan 71 à 09 mar 76
Ten Cel Raul - 27 jun 78 à 14 mar 79
Ten Cel Monteiro - 29 ago 79 à 15 dez 82
Ten Cel Lopes - 11 jan 83 à 07 jun 84
Ten Cel Valdomiro = 07 jun 84 à 08 mai 87
Ten Cel Lobo - 08 mai 87 à 20 mai 88
Ten Cel Moraes0 - 8 mai 88 à 11 nov 89
Ten Cel Semmer - 11 nov 89 à 20 jun 90
Maj Canfild - 29 jun 90 à 08 dez 90
Ten Cel Pontes08 dez 90 à 22 jul 93
Ten Cel Boanerges - 22 jul 93 à 20 out 94
Ten Cel Sanclé - 20 out 94 à 10 fev 95
Ten Cel Justino - 10 fev 95 à 20 fev 97
Ten Cel Pedro - 20 fev 97 à 19 fev 99
Ten Cel Lino - 19 fev 99 à 04 jan 00
Ten Cel Amauri -04 jan 00 à 07 mai 03
Maj Borges28 fev 04 à 28 ago 04
Ten Cel Casarolli -0 23 mai 03 à 27 fev 04 e de 24 ago 04 a 20 set 05
Ten Cel Mauro - 26 set 05 à 15 dez 06
FONTE: SITE DA GLORIOSA E AMADA PM DO PARANÁ

6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ



O 6º Batalhão de Polícia Militar foi criado através do Decreto Lei nº 5.797, de 24 de Junho de 1968, tendo sido instalado oficialmente no dia 05 de Dezembro de 1969 e seu primeiro Comandante foi o Tenente-Coronel QOPM Nelson Romero Stadler de Souza. Atualmente o responsável pelo Comando é o Tenente-Coronel QOPM Celso Luiz Borges.Instalado em 05 de Dezembro de 1969, o 6º Batalhão de Policia Militar (6ºBPM), responde por 24 municípios da região Oeste, uma área com 13.000 Km² e população estimada em 475 mil pessoas. Com sede localizada em Cascavel, a 6ª maior cidade do Paraná, o Batalhão tem um dos principais efetivos do interior do Estado. Os policiais estão distribuídos em quatro Companhias, com sede em Cascavel, Corbélia, Matelândia e Quedas do Iguaçu, que também realiza patrulhamento aquático no Lago da Hidrelétrica de Salto Caxias. As demais cidades são dividas da seguinte forma:1ª Cia: Cascavel e Distritos da região;2ª Cia: Quedas do Iguaçu, Campo Bonito, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Ibema e Três Barras do Paraná;3ª Cia: Matelândia, Céu Azul, Diamante do Oeste, Ramilândia e Vera Cruz do Oeste;4ª Cia: Corbélia, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Capitão Leônidas Marques, Iguatu, Lindoeste, Santa Lúcia e Santa Tereza.
Da época dos contingentes inúmeras foram as atuações do 6º BPM nesta região, e a sua história registra a perda de muitas vidas no cumprimento do dever. Daquela época os heróis, que ainda vivem hoje estão na reserva e relembram com orgulho como era difícil ser policial-militar. O 6º BPM em razão dos diferentes objetivos, da missão policial-militar e das características geográficas da região, vale-se de uma diversidade de processos para o cumprimento de sua tarefa.
FONTE: SITE DA GLORIOSA E AMADA PM DO PARANÁ

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1300 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1322 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 29 DE OUTUBRO DE 2008 (QUARTA-FEIRA), PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
Jose Maria das Chagas, nasci no sítio Picada I. em Mossoró-RN,filho do assuense MANUEL FRANCISCO DAS CHAGAS e da mossoroense LUZIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, com 14 irmãos. Ingressei nas fileiras da gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte no dia II-VII-MCMLXXX com o número 80412. Casei-me em XV-IX- MCMLXXXIII com a apodiense MARIA ELIETE BEZERRA (XXIII-VIII-MCMLXIII), pai de 5 filhos: PATRÍCIA ( NASCIDA A XVII - VIII - MCMLXXXIII FALECIDA EM VIII - XI - MCMLXXXV), JOTAEMESHON WHAKYSHON (I - X - MCMLXXXVI), JACKSHON (FALECIDO) E MARÍLIA JULLYETTH (XXIX - XI - MCMXC).Atualmente convivo com outra apodiense KELLY CRISTINA TORRES (XXVIII-X - MCMLXXVI), pai de JOTA JÚNIOR (XIV - VII - IMM). JÁ PUBLIQUEI TRÊS TRABALHOS: CHIQUINHO GERMANO -A ÚLTIMA LIDERANÇA DOS ANOS 60 DO SERTÃO POTIGUAR, COMARCA DE APODI EM REVISTA e A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR DE APODI

SUBTENENTE PM JOTA MARIA

SUBTENENTE PM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

JOTAEMESHON E JOTA JÚNIOR

CONHEÇA A HISTÓRIA DA PMRN,COM 210 LINKS

Minha lista de blogs